Busca
Site Web
  Canais
  Acesso
       Anuncie
       Cadastro
       Expediente
       Fale conosco
Sexo
 
13/04/2010
Pesquisa aponta que sexo na mídia estimula violência contra mulher
 
da redação
 
Um estudo britânico, divulgado em (26/02/2010), revelou que a exposição da sexualidade na mídia estimula a violência contra a mulher ao reforçar a ideia do sexo feminino como objeto de desejo. O relatório intitulado "Sexualização dos Jovens", da psicóloga Linda Papadopoulos, foi encomendado pelo Ministério do Interior britânico.

A pesquisa aponta que os jovens estão cada vez mais expostos a conteúdos relacionados à sexualidade, tanto pela televisão, como revistas, internet e aparelhos celular, o que acontece sem nenhum controle dos pais.

De acordo com a psicóloga, esse conteúdo está "legitimando a ideia de que as mulheres existem para serem usadas e de que os homens existem para usá-las". Para ela, nesse contexto, a violência doméstica acaba sendo comum e até aceitável.

O estudo também aponta como a mídia torna as crianças precoces, sendo muitas vezes retratadas como adultas. A psicóloga critica o tratamento da mídia a temas como beleza e aparência física, que estimulam os jovens a buscarem um corpo "fora da realidade".

"Um tema dominante em revistas parece ser a necessidade das garotas de se apresentarem como sexualmente desejáveis para atrair a atenção masculina", diz o estudo.

A pesquisa indica que, desde 2004, a exibição na TV de cenas de violência contra a mulher cresceu 120%, e as de agressão contra adolescentes aumentou 400% no período. A pesquisa aponta que o sexo masculino predomina no cinema, com 75% dos personagens e 83% dos narradores.

Papadopoulos defende um acompanhamento maior dos pais no uso da internet e celulares pelos jovens. A psicóloga também sugere que o Estado adote medidas para coibir a banalização da sexualidade e que as escolas discutam o tema.

As informações são da BBC.

imprimir enviar por e-mail índice  

Matérias relacionadas:

04/06/2010 -Malhação em dupla
13/04/2010 -Uma em cada três brasileiras acredita que o uso da pílula afeta de maneira positiva a vida sexual
08/03/2010 -Sexo depois dos 40: sinal de vida saudável
19/02/2010 -UNIFESP oferece curso gratuito de sexualidade
16/12/2009 -Férias são essenciais para colocar o sono em dia

  Compras

Anuncie | Segurança e privacidade | Aviso legal | Sobre nós | Adicione aos favoritos | Torne sua home

www.viadeacesso.com.br - © Copyright - Todos os direitos reservados

Pegue seu feed